Especialidades e Habilitações

Capacitação, experiência e empatia

  • E S P E C I A L I D A D E S
  • Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial
  • Dentística Reparadora e Estética
  • Endodontia
  • Harmonização Orofacial
  • Implantodontia
  • Odontopediatria
  • Ortodontia
  • Ortopedia Funcional dos Maxilares
  • Periodontia
  • Próteses Dentárias

A Clínica Garcia Pfister é um centro de excelência em tratamentos odontológicos, em suas diferentes especialidades.

Os procedimentos são realizados por uma equipe multidisciplinar e altamente qualificada, sob a direção-técnica da cirurgiã-dentista Dra. Regiane Aparecida Garcia Pfister (CRO 56566).

Clique nos itens abaixo e saiba mais sobre cada especialidade e seus tratamentos.

Esta especialidade é responsável por tratar cirurgicamente doenças, distúrbios ou traumas que atinjam o interior da boca, alguns dos ossos da face e, em alguns casos, o pescoço.

Entre esses males, podem ser mencionadas as infecções, cistos, tumores, deformações congênitas ou traumáticas, problemas de desenvolvimento e manifestações associadas a doenças sistêmicas, entre outras.

Alguns procedimentos mais simples podem ser feitos em consultório, como é o caso da remoção de dentes inclusos, tracionamento de dentes e pequenos tumores, utilizando-se apenas anestesia local.

Outros, no entanto, são procedimentos bastante invasivos e demandam que sejam realizados em um hospital. É o caso, por exemplo, da correção de: fraturas faciais; cirurgias ortognáticas; distúrbios nas articulações dos maxilares; entre outros.

———————————————————————————

Tratamentos em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial realizados na Garcia Pfister

  • Extração do terceiro molar (inclusos e não inclusos)
  • Extração de dentes supranumerários (dentes que normalmente não deveriam existir, mas que são formados pelo organismo).
  • Cirurgias ortognáticas (alterações de crescimento dos maxilares).
  • Remoção de cistos.

Dividida entre Dentística Restauradora e Dentística Estética, é a área responsável por realizar a reconstrução dos dentes afetados por cáries ou traumas, devolvendo ao paciente um sorriso mais harmônico.

  • Dentística Restauradora - responsável pelo tratamento de dentes comprometidos pelas cáries. Uma vez removidas, o dentista efetua a restauração do dente, devolvendo a ele suas funções mastigatórias e também estéticas.
  • Dentística Estética - caracteriza-se por procedimentos que visam a estética e a harmonia do sorriso. Entre os tratamentos relacionados a esta área estão o clareamento dental, colocação de coroas, resinas, porcelanas e lentes de contato e o fechamento de diastemas (espaço entre os dentes).

Assim como outras especialidades odontológicas, a Dentística também experimentou grandes avanços tecnológicos recentemente.

É o caso, por exemplo, das restaurações. Antes, eram feitas por amálgamas metálicas. Hoje, no entanto, tanto pacientes quanto cirurgiões-dentistas preferem o uso de resinas, pelo melhor resultado estético e funcional que oferecem.

———————————————————————————

Cirurgia e Traumatologia Tratamentos em Dentística realizados na Garcia Pfister

  • Tratamento de cáries.
  • Restaurações diretas e indiretas de dentes.
  • Remoção segura de restaurações de amálgama (Odontologia Biológica).
  • Clareamento dental.
  • Aplicação de lentes de contato.
  • Aplicação de facetas.

Conhecida por tirar o sono dos pacientes, esta especialidade tem o objetivo de diagnosticar, tratar e prevenir doenças que atingem a parte interna do dente: a polpa, a raiz e os tecidos periapicais (que envolvem a raiz).

De uma maneira geral, a intervenção do endodontista é necessária para prevenir a ocorrência de infecções graves e para evitar a necrose completa, que leva à perda do dente.

É uma das especialidades que mais avançou no que se refere a novas tecnologias. Isso faz com que, dependendo do caso, o tratamento endodôntico seja realizado em uma única sessão, cessando a dor que o paciente sente ao ter a polpa de seu dente infectada.

———————————————————————————

Tratamentos em Endodontia realizados na Garcia Pfister

  • Tratamento de canal.
  • Restauração da parte interna dos dentes.

O conceito de “Odontologia além da boca” vem se consolidando cada vez mais entre os profissionais da área e os pacientes de uma forma geral. Nesse contexto, a Harmonização Orofacial ocupa um espaço importante e cada vez maior no Brasil e no mundo.

O principal objetivo é buscar o equilíbrio entre um sorriso bonito e saudável com as linhas e traços do rosto, elevando a autoestima da pessoa. Para isso, utiliza procedimentos pouco invasivos e técnicas especiais que visam harmonizar a parte funcional da face com o seu lado estético, garantindo uma melhor aparência.

Um dos procedimentos mais comuns é o uso da toxina botulínica. Sua aplicação produz efeitos estéticos e também de ordem terapêutica funcional, pois ajuda a combater problemas como bruxismo, sorriso gengival e dores de cabeça tensionais.

Também vale destacar o uso dos preenchedores, que visam suavizar as rugas profundas, auxiliar na hidratação da pele e readequar o seu volume.

————————————————————————————

Tratamentos em Harmonização Orofacial realizadas na Garcia Pfister

  • Toxina Botulínica
    Aplicações com fins estéticos.

    Combate ao bruxismo, sorriso gengival e dores de cabeça tensionais.
  • Preenchedores Estéticos
    Suaviza rugas profundas, auxilia na hidratação da pele e readequa seu volume.

Dedica-se ao restabelecimento da função mastigatória, fonética e estética perdidas devido à ausência de um ou mais dentes.

Isso se dá por meio da implantação cirúrgica no osso maxilar ou mandibular de “pinos”, ou seja, implantes de titânio. Sobre eles, posteriormente, será instalada uma peça protética que substituirá os dentes perdidos.

Como consequência dos tratamentos que realiza, a Implantodontia, além de restituir as funções primordiais dos dentes, contribui para a harmonização do sorriso do paciente, o que leva à melhora de sua autoestima.

———————————————————————————

Tratamentos em Implantodontia realizados na Garcia Pfister

Colocação de implantes de titânio que irão sustentar a futura prótese dentária.

Cuida da saúde bucal das crianças desde os primeiros meses de vida (Odontologia Neonatal) até o final da adolescência.

A atuação do odontopediatra é muito valiosa, pois inúmeros problemas que iriam se manifestar somente no futuro podem ser diagnosticados precocemente, o que antecipa e facilita tratamentos.

Para isso, o profissional lança mão de todo o seu conhecimento em Odontologia, o que engloba, entre outros: ações de prevenção, procedimentos endodônticos (tratamento de canal), ortopédicos, restauradores e cirúrgicos.

No caso da Odontopediatria Neonatal, o especialista avalia, desde o primeiro mês de vida, se existem problemas bucais no bebê. Por meio de anamnese, verifica o histórico odontológico da família, a rotina da casa e, se necessário, realiza exames complementares.

Da mesma forma, avalia como estão as gengivas da criança antes do nascimento dos primeiros dentinhos e se a higienização da boca está boa, especialmente depois de mamar (seja por aleitamento materno ou fórmula).

Também faz parte de suas atribuições educar a criança e seus pais no que se refere aos cuidados preventivos, como a correta higienização oral.

————————————————————————————

Tratamentos de Odontopediatria realizados na Garcia Pfister

  • Sessões de prevenção.
  • Tratamentos em Endodontia.
  • Tratamentos em Periodontia.
  • Tratamentos em Ortodontia.
  • Tratamentos em Dentística.
  • Odontologia Neonatal.

Uma das especialidades mais conhecidas da Odontologia, tem como objetivo corrigir a posição dos dentes e dos ossos dos maxilares. Quando aplicados durante a fase adolescente e adulta, os tratamentos ortodônticos focam na correção de problemas já instalados.

São utilizados, na maioria das vezes, aparelhos fixos e, também, alguns aparelhos acessórios. Existem diversas opções, como aparelhos metálicos e aparelhos estéticos; método convencional e método auto-ligado; entre outros. Com o avanço da tecnologia, foram desenvolvidos os alinhadores invisíveis, que também podem ser utilizados nesta fase corretiva.

No entanto, cabe ao ortodontista avaliar os diferentes casos e definir quais aparelhos e técnicas são os mais indicados em cada situação.

————————————————————————————

Alinhadores Estéticos Transparentes (Invisalign)

Cada vez mais procurados por proporcionarem mais conforto em sua utilização, trazem os resultados esperados em menos tempo que os aparelhos ortodônticos convencionais.

É importante destacar que os alinhadores transparentes são indicados para todos os problemas ortodônticos, inclusive os mais severos, como mordida cruzada, dentes espaçados, dentes tortos e sobremordida, entre outros.

O Invisalign é feito em placas de um tipo especial de acrílico, totalmente transparente, resistente e removível.

O tratamento é simulado em um software 3D, em que será determinada a quantidade de placas a serem utilizadas. Outra vantagem do software é que ele  permite visualizar todo o processo do tratamento do começo ao fim.

————————————————————————————

Tratamentos em Ortodontia disponíveis na Garcia Pfister

  • Aparelho fixo metálico.
  • Aparelho fixo estético.
  • Aparelhos móveis.
  • Alinhadores estéticos transparentes (Invisalign)

Especialidade que atua sobre a arcada dentária e os maxilares, com o objetivo de tratar problemas na estrutura óssea e muscular do rosto.

As técnicas de Ortopedia não visam, num primeiro momento, o tratamento dentário propriamente dito, mas, sim, o tratamento ósseo e funcional com os aparelhos removíveis.

Ela é voltada principalmente a crianças e adolescentes, uma vez que, quanto mais cedo ocorrer o diagnóstico e o tratamento for iniciado, as chances de um prognóstico são praticamente totais. Mas, em alguns casos, a Ortopedia Funcional dos Maxilares também é aplicada em adultos.

As queixas mais comuns são dificuldades na mastigação, estalos e barulhos na articulação temporo-mandibular (ATM), dificuldade ao  e travamento do maxilar.

A partir daí, com o fim das dores e incômodos, os tratamentos visando o alinhamento dentário e a melhoria da saúde bucal podem ter início.

———————————————————————————

Tratamentos em Ortopedia Funcional dos Maxilares disponíveis na Garcia Pfister

  • Aparelho fixo metálico.
  • Aparelho fixo estético.
  • Aparelhos móveis.

Esta especialidade cuida de tudo o que fica ao redor dos dentes. É o caso das  gengivas, osso e ligamentos periodontais, que sustentam e fixam os dentes.

As doenças periodontais são causadas, geralmente, pelo acúmulo de placa bacteriana. Quando apenas as gengivas são atingidas pelo excesso da placa na superfície dos dentes, a inflamação é chamada de gengivite. Quando o osso que sustenta os dentes começa a ser afetado, tem-se a periodontite.

Como muitas outras especialidades odontológicas, a Periodontia também atua na estética da boca. Um dos procedimentos mais comuns é a cirurgia para retirada do excesso de tecido da gengiva que, em grande parte dos casos, chega a cobrir parte dos dentes, ocasionando o chamado “sorriso gengival”.

———————————————————————————

Tratamentos em Periodontia realizados na Garcia Pfister

  • Prevenção ao sangramento gengival.
  • Gengivoplastia (retirada de excesso de tecido da gengiva).
  • Raspagem periodontal.

A utilização de próteses dentárias tem o objetivo de substituir um ou mais dentes que estejam faltando na boca do paciente.

Além de devolver a estética do sorriso e a autoestima da pessoa, elas também atuam diretamente na saúde bucal, pois corrigem problemas de mastigação, fonética e até de respiração.

A definição de qual prótese utilizar depende de uma criteriosa avaliação por parte do especialista, que irá indicar a melhor alternativa para cada caso e o mais adequado nas diferentes situações.

———————————————————————————

Tratamentos em Prótese Dentária realizados na Garcia Pfister

  • Prótese total - é uma das mais comuns e substitui todos os dentes inferiores e/ou superiores. É feita em resina acrílica, moldada de acordo com o formato dos maxilares e feições do rosto, a fim de trazer harmonia completa ao sorriso.
  • Prótese Parcial Removível - indicada para quem ainda tem alguns dentes na boca. Além de restabelecer a estética bucal, oferece estabilidade na mastigação e proteção aos dentes remanescentes. Pode ser confeccionada com grampos metálicos ou grampos estéticos.
  • Prótese Fixa - tipo de prótese que pode ser único (para um só dente) ou parcial (quando une três ou mais dentes). É indicada quando existe um bom suporte ósseo e uma boa saúde periodontal.

 

  • HABILITAÇÕES
  • Analgesia com Óxido Nitroso
  • Laserterapia

As habilitações de nossa equipe trazem mais ferramentas e alternativas para tratamentos eficazes e seguros.

Clique nos itens ao lado e saiba mais.

 

Trata-se de uma habilitação da Odontologia na qual o óxido nitroso (N2O) atua como agente anestésico, com o objetivo de minimizar a percepção de dor, reduzir a ansiedade e o desconforto do paciente durante os procedimentos a que é submetido.

O óxido nitroso provoca na pessoa a condição de analgesia, isto é, tira dela a sensação de dor, deixando-a relaxada. Não há perda de consciência ou mesmo perda da sensibilidade parcial ou total que ocorreria caso uma anestesia tivesse sido aplicada no local.

A aplicação do óxido nitroso se dá por via respiratória, por meio de uma máscara. Sua ação é rápida, bem como a recuperação, o que permite que o paciente não precise de um acompanhante.

A Laserterapia é uma habilitação relacionada à Odontologia e, devido à sua grande ação terapêutica, está presente em vários procedimentos odontológicos.

Ela permite que se utilize a energia do laser e sua capacidade de penetrar a pele, tecidos moles, músculos e até ossos para curar as células do corpo. Trata-se de uma técnica não-invasiva que, de maneira coadjuvante, auxilia os tratamentos convencionais.

A aplicação de laser possui, por exemplo, ação analgésica e anti-inflamatória, sendo bastante utilizada no pós-operatório de extrações dentárias, aftas, fissuras, herpes, exposição radicular e disfunção temporo-mandibular (DTM), entre outros.

———————————————————————————

Tratamentos em que a Laserterapia está presente na Garcia Pfister

  • Procedimentos cirúrgicos
    • Frenectomia (remoção do freio na porção inferior da língua).
    • Gengivoplastia (remoção de excesso de tecido da gengiva).
    • Ulectomia (remoção de tecidos mucogengivais que impedem a erupção dentária).
  • Aplicação de laser sobre herpes labial e aftas.
  • Aplicação de laser nos dentes para combater excesso de sensibilidade.

Marque sua primeira consulta!